O cadastro nacional de informações sociais (CNIS) é um documento gerado pelo INSS que todo segurado pode ter acesso. Essencialmente, é um extrato em que constam todas as informações de vínculos previdenciários do cidadão, remunerações e contribuições ao longo de sua vida. O documento é utilizado para a análise de requisitos legalmente exigidos para concessão de benefícios. Por exemplo, o extrato do CNIS é apresentado no momento em que o segurado faz o pedido de aposentadoria, visando comprovar seu tempo de serviço e outros requisitos exigidos. Para emitir o documento, basta: 1- Acessar o aplicativo “Meu INSS”, com seus dados pessoais; 2- Selecionar a opção “extrato de contribuição”, disponível no item “outros serviços”; 3- Ou realizar a busca diretamente na barra de pesquisa “do que você precisa”. O documento também poderá ser solicitado nas agências presenciais do INSS. O sistema fará a emissão automática, compilando todas as suas informações disponíveis na base de dados do INSS. No entanto, é claro que pode haver divergências entre o que está registrado e a realidade. Quando isso acontece, é importante entrar em contato com a central de atendimento, disponível pelo telefone 135, solicitando ao atendente a correção das informações. Muitas vezes, pode ser necessária a visita presencial a uma das agências no INSS, para levar documentos pessoais complementares e que comprovem os vínculos ou contribuições não cadastradas. E em caso de dúvidas ou de dificuldades mais específicas, entre em contato com um profissional da sua confiança. Para mais conteúdo informativo, acompanhe a nossa página! #inss #previdenciasocial #beneficioprevidenciario #segurosocial #jurisoft #gov #cnis #previdenciario #aposentadoria